Sábado na BE!

As sessões de Sábado na BE recomeçaram da melhor forma. O número de participantes subiu significativamente, provando que as manhãs de sábado, uma vez por mês, valem a pena.

Em outubro, “A Bruxa Esbrenhuxa”, de Margarida Castel-Branco. Numa ida ao cabeleireiro com o seu gato Fagotes, a Bruxa Esbrenhuxa toma conhecimento de que o Rei vai organizar um baile em honra do príncipe Lindo, que tem andado muito triste. As duas princesas mais velhas também vão arranjar o cabelo e logo armam grande discussão, pois querem ambas casar-se com o príncipe…  Só falta aparecer a princesa mais nova. Terá a Bruxa Esbrenhuxa ajudado alguma das princesas com a sua magia? A história foi contada com recurso a fantoches. No ateliê, os participantes elaboraram trabalhos alusivos ao Halloween.

Em novembro, “O monstro das cores”, de Anna Lennas, encantou, numa narrativa que explica as emoções às crianças através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor de acordo com o que está a sentir, porém, não percebe porque muda de cor e a sua amiga explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Uma história maravilhosa cujo ateliê permitiu aos meninos e às meninas usar da sua criatividade, com ou sem ajuda dos adultos, na confeção dos seus monstrinhos.

Em dezembro, como manda a tradição, uma história de Natal: “Agasalha-te bem”, um conto do livros “Histórias de natal”, de Fabrice Lelarge e Anne Marie Frisque. A história de um menino, Bernardo, que por ter sido o menino mais bem comportado entre todas as crianças bem comportadas tem o privilégio de acompanhar o Pai Natal na noite mais mágica do ano, passando pelo mundo inteiro… No ateliê, cada participante elaborou renas para pendurar na árvore de Natal.

Fantásticas sessões de leitura, com dinâmicas muito próprias, de sessão para sessão, e com momentos dedicados às artes cujo propósito é o de proporcionar aprendizagens envoltas em diversão e partilha entre miúdos e graúdos, dando à iniciativa motivos para continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *