Museu dos Transportes e Telecomunicações

No dia 30 de outubro todas as turmas do 7.º ano foram visitar o Museu dos Transportes e Comunicações. Trata-se de um edifício do século XIX, situado na zona histórica do Porto, no antigo edifício da Alfândega Nova do Porto, e foi criado em 1992 pela Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações.

O grande objetivo deste museu é dar a conhecer a história dos transportes e dos diferentes meios de comunicação desenvolvidos pelo homem até aos dias de hoje, bem como preservar, recuperar e divulgar todo este património.

No museu aprendemos várias coisas, como as transformações da tecnologia ao longo do tempo, e também fizemos o chamado Sentidos Alerta.

A nossa turma (7.º B) visitou a oficina da rádio, onde vimos os vários instrumentos de comunicação e fizemos um programa de rádio, em que todos participamos e comentamos as nossas atividades, passatempos, músicos e desportos favoritos.

A nossa guia mostrou-nos também a evolução do telefone, da televisão e dos computadores. Vimos um telégrafo, televisões, telefones e rádios antigos, microfones e computadores de algumas décadas atrás, etc.

Para terminar a visita vimos como se representavam os vários tons de voz de acordo com as cores, ou seja, conhecemos uma máquina que quando falamos para o altifalante e ela responde com cores frias ou quentes de acordo com a frequência da nossa voz.

Foi uma boa visita, pois ficamos a conhecer mais sobre a evolução dos meios de comunicação.

Se quiseres saber mais pormenores, faz-lhes uma visitinha até dezembro de 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *