Exercícios de evacuação/simulacros no Agrupamento de Escolas de Arcozelo

No dia 25 de Setembro de 2018, as escolas foram chamadas para uma reunião com o CDOS de Viana do Castelo, na qual foram discutidos/abordados vários temas, com destaque para o exercício “A Terra Treme”.

            O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no dia 5 de novembro, pelas 11h05.

            Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

            Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que podem salvar vidas: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

            Todas as escolas do Agrupamento participaram neste exercício:

  • Escola Básica com Secundário de Arcozelo
  • Escola Básica de Arcozelo
  • Jardim de Infância de Vilar
  • Escola Básica de Refóios
  • Escola Básica de Lagoas
  • Jardim de Infância de Calheiros
  • Jardim de Infância de Cepões
  • Jardim de Infância de Brandara

            Foram também realizados simulacros (exercícios com meios externos) noJardim de Infância de Cepões, no dia 12/11/2018, às 10.00h, e também na Escola Básica de Refóios, no dia 30/11/2018 às 10.00h.

            Estas atividades foram planeadas com a Colaboração do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, que, como sempre, manifesta uma grande disponibilidade e interesse por estas atividades.

            As escolas têm um papel muito importante na educação para uma plena cidadania. Desta forma pretende-se promover outros espaços de discussão e de aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo, por forma a desenvolver na escola e na comunidade educativa  uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.

                                                                                                       JC Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *