Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo, nas escolas e instituições participantes, de todo o país (continente e ilhas) – ou de países onde há portugueses -, vão vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades educativas e divertida até regressarem a casa. 

O Dia Nacional do Pijama acontece a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, os educadores e professores podem também organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.

Missão Pijama é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o “direito de uma criança crescer numa família”, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

Missão Pijama da MUNDOS DE VIDA nasceu com este propósito e tem vindo a organizar um conjunto de iniciativas de sensibilização, sendo uma das mais significativas o DIA NACIONAL DO PIJAMA.

 Com um povo tão solidário como o português, é possível encontrar novas soluções, dando esperança a milhares de crianças que vivem uma infância sem memórias de uma vida em família. Como aconteceu noutros países, a gestão da mudança passa pela sensibilização e pela mudança de mentalidades de uma cultura de institucionalização que ainda prevalece nas estruturas do país.

Na realidade, mais 8000 crianças, em Portugal, vivem em centros e lares de acolhimento, número que representa 96% do total das crianças separadas dos seus pais. Apenas 4% das crianças vivem com uma família, no nosso país.

A União Europeia, em 2013, fez inclusivamente uma recomendação a Portugal para que fossem criados filtros para impedir a institucionalização de mais crianças e que fosse desenvolvido o acolhimento familiar. 

A Mundos de Vida, pioneira no desenvolvimento do acolhimento familiar, no nosso país, já acolheu mais de 120 crianças em famílias de acolhimento de qualidade que tem vindo, anualmente, a captar através do seu programa “Procuram-se Abraços”.

Missão Pijama espera chegar a cada vez mais portugueses para juntos, passo a passo, criança a criança, abraço a abraço, criarmos um país onde crescer numa família possa ser, para cada criança, a realidade de cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *