Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi implementado para relembrar às pessoas que devem ter hábitos alimentares saudáveis. Este dia deve ser falado, divulgado e debatido por crianças e adultos, tendo como símbolo a roda dos alimentos, na qual se destacam os alimentos mais saudáveis para o nosso crescimento e a nossa saúde em geral.

Para termos uma alimentação equilibrada é necessário ingerirmos frutas, legumes, laticínios peixe, leguminosas…

Na semana de 15 a 20 de outubro, realizaram-se, na nossa escola, diversas atividades relacionadas com Alimentação Saudável.

Com estas atividades procurou-se sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para a importância de “saber comer“.

A primeira atividade decorreu na biblioteca escolar, tendo os alunos de todas as turmas visualizado a história “O Tomás não cabe nos calções”.

De seguida os alunos interagiram preenchendo algumas lacunas da história que, para tal, foi novamente visualizada. Esta atividade ficou concluída com a canção “A Banda vai à escola”. Posteriormente foi distribuído um inquérito relacionado com o tema e que finalizava com a escolha de um fruto preferido. Depois de os dados terem sido trabalhados, foram elaborados, pelos alunos do 4.º ano, gráficos de barras, trabalhando-se o conteúdo “Tabelas de frequência absoluta e gráficos”.

 Dando continuidade às atividades planificadas para esta semana, foram selecionadas algumas receitas do “Gang dos Frescos” e todas as turmas se viram no papel de “Super Chefs”, confecionando algumas delícias, com as quais se deliciaram!

Para que esta atividade tivesse êxito contámos com a colaboração da Associação de Pais que se prontificou em adquirir os géneros alimentares necessários.

Uma outra atividade relacionada com esta temática foi a visita de dois enfermeiros do I.P.O. que, depois de uma breve introdução acerca da sua nova obra, foram presenteados pelos alunos do 4.º ano com a dramatização da história intitulada “Uma Nova Corrida Marada”.

Posteriormente, em contexto de sala de aula, cada professor explorou o tema de acordo com a faixa etária dos alunos.

Para finalizar a semana foram distribuídos desdobráveis a todos os alunos nos quais constavam algumas regras sobre alimentação saudável.

Esta foi sem dúvida uma semana inesquecível para toda a criançada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *