Cientista por um dia

No dia 13 de dezembro, os grupos disciplinares do Departamento de Matemática e Ciências e Experimentais – Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas, Matemática e Informática –, realizaram, mais uma vez, como já é habitual, a atividade “Cientista por um dia”.

A atividade dirigida aos alunos de 6.º ano de escolaridade foi dinamizada pelos alunos do ensino secundário, sob a orientação dos respetivos professores. Houve grande entusiasmo e motivação por parte dos alunos, tendo um grande êxito perante o público-alvo.

Na sala de Ciências Naturais, os alunos procederam à dissecação de órgãos de animais: coração, pulmões, rins e encéfalo, assistiram a uma explicação sobre os mesmos, dada pelos alunos do ensino secundário, e fizeram diversas observações microscópicas, nomeadamente, de células, microrganismos, etc.

Na sala de Físico-Química foram realizadas diversas experiências com reagentes químicos e foram exibidos alguns documentários alusivos às temáticas abordadas.

Na sala de Matemática foram apresentados inúmeros desafios aos alunos, como puzzles, construções geométricas, jogos de raciocínio e de estratégia, entre outros.

Na sala de informática foi apresentado um vídeo com uma mensagem sobre os amigos online “Igor e o Concurso da Amizade”, foi exposta uma série de equipamentos informáticos dos anos 80 e 90, e foi dada a oportunidade a todos os alunos de jogarem nos computadores em projetos elaborados pela turma do 12.º A, no âmbito da Programação, na disciplina de Aplicações Informáticas B.

Esta atividade visou promover, entre outros objetivos, a articulação pedagógica, o caráter prático e experimental do ensino/aprendizagem das Ciências, assim como a componente lúdica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *