Projeto “Trekking nas Lagoas”

Ao longo do presente ano letivo, a turma A4B do Centro Educativo de Arcozelo, realizará várias atividades de sensibilização e educação ambiental promovidas pelo Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Ao longo deste período, a turma realizou três atividades: percurso da Quinta, percurso da Lagoa e percurso da Tapada.

No primeiro dia, 10 de outubro, a turma juntou-se aos alunos do quarto ano de Refóios, no autocarro, em direção à Quinta de Pentieiros. Á chegada, foram recebidos pela engenheira Sandra Pereira que é a responsável pelo projeto “Trekking nas Lagoas”, da turma A4B. Neste percurso da “Quinta Pedagógica”, a Eng.ª Sandra, no papel de guia, deu-lhes a conhecer os vários espaços da quinta, dedicados a diferentes temas, quer sejam ligados ao ambiente, quer sejam ligados ao mundo rural.

Os alunos manifestaram grande interesse pelos espaços dedicados aos animais de quinta e espaços dedicados às plantas aromáticas.

Os outros dois dias de atividade, dia 6 e dia 27 de novembro, foram dedicados ao Trekking ou caminhada. Os alunos foram com “equipamento altamente sofisticado”, galochas e poncho.

No dia seis, a turma realizou o percurso um (PI), chamado Percurso da Lagoa, com 1,6 Km e com uma duração prevista de 45 minutos. Com partida do Centro de Interpretação Ambiental, puderam observar e conhecer, ao longo do percurso, algumas espécies da flora e fauna das zonas húmidas.

No dia 27 de novembro foi a vez do percurso das Tapadas (PII), com uma distância de 3 km e duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. A partida foi junto do campo de futebol de Bertiandos. Nesta caminhada, os alunos puderam observar diferentes espécies de cogumelos, abundantes nesta época do ano.

Importante referir que estes dois percursos são do tipo circular, pois o ponto de partida coincide com o ponto de chegada e que os alunos levam sempre consigo o guia de visitas e o Passaporte para que seja carimbado após a realização de cada atividade.

Turma A4B

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *